Política Monetária

Política Monetária

 

A política monetária é um instrumento de actuação das autoridades monetárias que diz respeito à quantidade de moeda na economia e às operações de crédito, ou seja, controle da liquidez. No caso de Portugal, a autoridade monetária, entidade responsável pela execução dessa política, é o BCE, por outras palavras, é o BCE que controla a quantidade de dinheiro em circulação em uma economia, de forma directa e indirecta.

O controle dos meios de pagamento pode ter, pelo menos, duas diferentes funções: a primeira é garantir a estabilidade do nível de preços; a segunda é intervir no nível de actividade da economia, ou seja, o BCE pode optar por exercer um papel activo dentro do sistema económico.

Essas duas funções não são independentes uma da outra. O controle do nível de preços gera distorções na actividade económica, assim como ao intervir no nível da actividade económica, o BCE acaba afectando os preços da economia.

A Política Monetária age directamente sobre o controle da quantidade de dinheiro em circulação, visando defender o poder de compra da moeda. Tal prática pode ser expansionista ou restritiva. Em uma política monetária restritiva, a quantidade de dinheiro em circulação é diminuída, ou mantida estável, com o objectivo de desacelerar a economia e evitar o aumento dos preços. Em uma política monetária expansionista, a quantidade de dinheiro em circulação é aumentada, com o objectivo de aquecer a demanda e incentivar o crescimento económico. Cabe ressaltar que a política monetária expansionista visa criar condições para o crescimento económico, porém não o determina.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: