BCE não tem margem para cortar juros

BCE não tem margem para cortar juros. Axel Weber, membro do concelho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE), afirmou hoje que a autoridade monetária da Zona Euro não tem margem para cortar a taxa de juro, uma vez que a inflação continua a um nível elevado.

A inflação da Zona Euro, no mês passado tocou nos 3,5%, o valor mais elevado de quase 16 anos, e que se situa acima da meta de 2% definida pelo BCE. È este o factor apontado por Axel Weber para não se efectuar um corte de juros na Zona Euro.

“Eu já anunciei anteriormente que não vejo nenhum espaço para cortar a taxa de juro, tendo em conta a envolvente”, afirmou Weber numa conferência de imprensa em Washington, citado pela Bloomberg.

O membro do concelho da autoridade monetária da Zona Euro acrescentou que não existe nenhuma necessidade imediata para o BCE aumentar a taxa de juro, uma vez que a economia está “saudável”, contrariando as previsões de alguns economistas que defendem esta medida para debelar os efeitos negativos da crise do mercado de crédito.

Weber critica as previsões do FMI sobre a inflação e sobre as previsões de crescimento económico para a zona euro.

Ontem o BCE manteve inalterada a sua taxa de juro nos 4%, o valor mais elevado dos últimos seis anos apesar das elevados restrições de crédito e da apreciação do euro o que pode dificultar o crescimento da economia da Zona Euro. Porém, a inflação continua a ser a principal preocupação da autoridade monetária sendo esta a justificação para manter a taxa de juro inalterada.nomia. Para Trichet, o importante é “estar permanentemente alerta. Não há complacência com a inflação”

Nesta notícia, é implícito a linha directora da política monetária do BCE, uma taxa de juro alta para o combate à inflação, tendo em vista, tornar mais difícil o acesso ao dinheiro através de empréstimos. O BCE quer assim a diminuição da inflação, através da redução da procura, causando uma diminuição das pressões inflácionistas.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: