Team TOKYO

O que é o preço do dinheiro?

O banco central é o responsável pela execução da política monetária, tendo como principal função controlar a oferta de moeda e as condições de crédito do país tendo em conta o controlo de preços. 

O banco central, no nosso caso o BCE, dispõe de diversos meios de controlar o fluxo monetário e assim tentar controlar a inflação. Os principais meios são: emissão e recolha de moeda; fixação de reservas obrigatórias no sector bancário tendo por objectivo garantir uma liquidez mínima de forma a que não haja falta de dinheiro “na mão” dos clientes e fixação de uma taxa de juro central. A taxa de juro central é aquela à qual o Banco Central empresta dinheiro às instituições bancárias que necessitem regularizar as suas reservas legais.

Ao determinar a quantidade de dinheiro, tem-se a formação de taxas de juro, que pode ser simplificadamente interpretado como sendo o “preço do dinheiro”.

 Resumindo, o juro é o preço do dinheiro no tempo.

O objectivo primário da fixação da taxa de juro de referência é adequar o preço do dinheiro ao crescimento da economia e à evolução da inflação.

Baixar muito as taxas de juros pode provocar, dependendo da situação do país, inflação. De um modo geral, a redução das taxas provoca um aumento do consumo, já que fica mais fácil financiar bens. Assim, se um país não está preparado para esse aumento de procura, os bens podem escassear e provocar um aumento de preços. Em Economia, uma regra básica é: quanto mais difícil de encontrar um produto, mais o seu preço tende a subir.

A taxa de juro é função da oferta de moeda em relação à procura, que é controlada pelo governo através da emissão de títulos. O governo, ao vender títulos aumenta a oferta de títulos no mercado, diminuindo o preço destes, o que acaba por aumentar a procura por esses títulos que, ao serem vendidos, retiram moeda da economia, aumentando a taxa de juro. De forma inversa, ao comprar títulos o governo diminui a oferta de títulos no mercado e aumenta o preço destes, aumentando a oferta de moeda na economia e por consequência diminuindo a taxa de juro. O aumento da taxa de juro ou a queda da taxa de juro tem impacto na economia na medida em que interfere na expectativa de lucro dos empresários através da procura agregada.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: