Team TOKYO

Porque é que o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean Claude Trichet, argumenta que não pode baixar mais a taxa de juro porque isso provocaria pressões inflaccionistas?

 

Designa-se por taxa de juro, o montante de juro pago por unidade de tempo. É o chamado custo do dinheiro, ou seja, o que é cobrado para emprestá-lo. O banco central é responsável pela execução da política monetária (regula as taxas de juro, de câmbio, entre outras) e a sua principal função é controlar a oferta de moeda e as condições de crédito do país tendo em conta o controlo de preços.

Jean Claude Trichet, presidente do BCE,  afirmou que “baixar a taxa de juro provocaria pressões inflacionistas”. Ora, ao baixar a taxa de juro vai provocar um aumento de consumo, visto que fica mais fácil financiar os bens. Se o país não estiver preparado para essa procura os bens podem escassear levando assim a um aumento de preços, inflação.

Associado a baixas taxas de juro encontra-se o sobreendividamento.  Baixas taxas de juro aliciam as famílias a esgotar a sua capacidade de endividamento. O consumidor assume compromissos que não consegue cumprir quando as taxas sobem. Subidas moderadas e graduais da taxa levam ao incumprimento das famílias que esgotaram a sua capacidade de endividamento.

Leave a comment