BCE e Governo Francês em divergência por causa das taxas de juro

BCE tem de equilibrar controle de preços e crescimento, diz governo francês

A ministra de Economia e Finanças da França, Christine Lagarde, afirmou que na política de taxas de juros do BCE (Banco Central Europeu) “é preciso arbitrar entre a estabilidade de preços e a necessidade de crescimento”.

Em entrevista à rede de televisão “France 2”, ela lembrou que o único mandato que o BCE tem é “a regra da estabilidade de preços”, enquanto “os políticos dizem que é preciso se preocupar com o crescimento”.

Em sua opinião, há a necessidade de discutir a questão, mas o debate “deve ser realizado na instância adequada”.

O presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, defendeu na semana passada sua política de juros para manter a confiança que permita dar estabilidade aos mercados e considerou que sua resistência a elevar a taxa básica não freou o crescimento econômico.

No último dia 10, o BCE manteve sua taxa de juros inalterada, em 4%, devido às pressões inflacionárias na zona do euro –mesmo diante de sinais de uma desaceleração na economia da região.

A inflação na zona do euro chegou a 3,1% em dezembro, muito acima do teto permitido pelo BCE, de 2%. A expectativa dos analistas, no entanto, era por um corte, a fim de combater os efeitos da crise de crédito que afeta os mercados financeiros globais.

A crise teve início nos EUA, dentro do setor imobiliário –e em particular, no segmento de hipotecas de risco. A crise ainda atinge mais diretamente o sistema financeiro, mas a economia dos EUA já começa a dar sinais de perda de força devido à crise: no mês passado, foram abertos apenas 18 mil postos de trabalho no país (contra uma previsão de 70 mil), enquanto a taxa de desemprego subiu para 5%.

O Banco da Inglaterra (BC britânico) também manteve sua taxa de juros hoje, em 5,5%.

One Response to “BCE e Governo Francês em divergência por causa das taxas de juro”

  1. Team kerbhala-Monaco Says:

    temos aqui um diferendo sobre a politica monetária.
    o governo Francês, mais interessado em promover o crescimento economico de frança, pretende que o BCE, baixe a taxa de juro, para incentivar o investimento.
    por seu lado o BCE pretende manter/aumentar as taxas de juro, para evitar criar pressões inflacionistas na economia dos países na zona euro.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: